sexta-feira, 26 de junho de 2009

Lendas Quileutes

Há milhares de anos antes da chegada dos colonizadores ao Novo Mundo, os Quileutes já viviam nas terras de James Island, ilha da First Beach, em La Push.
Acredita-se que o contato com os europeus se deu no início do ano de 1700, porém, o primeiro contato oficial com os brancos foi datado do ano de 1855, quando os indígenas assinaram o Tratado de Olympia, no qual deveriam se mudar para Taholah e deixar suas terras livres.
Foi somente em 1889, mesmo ano em que Washington se tornou um estado, que o presidente Benjamin Harrison os cedeu uma milha de terra em La Push, contando com 252 habitantes.
De acordo com suas crenças antigas, eles foram transformados em lobos por um viajante.
Por ser um povo originalmente espirituoso, eles acreditam que ao atingir a puberdade, os meninos da tribo poderiam sair em busca de seus poderes supernaturais.
A sociedade Quileute foi gerada de “grupos de casas”. Cada casa tinha um chefe, os nobres e os plebeus. Desta forma, o parentesco e o sangue determinavam a estrutura do comando da tribo.
Os Quileutes atualmente possuem sua própria Constituição e Leis Municipais, reconhecidas pela Secretaria do Interior, os estabelecendo como unidade política auto-governante nos Estados Unidos. As crianças da reserva são educadas na Escola Tribal Quileute, onde aprendem sobre todas as lendas e mitos de sua tribo, sua história, e também seu idioma de origem, ainda falado por seus anciãos. É uma língua complexa; uma das cinco línguas no mundo que não possuem sons nasais (sem m ou n), e uma das poucas que não é reconhecida para ser relacionada a qualquer outra. Os anciãos visaram a compilação de um dicionário e de textos instrucionais que são ensinados na escola.
Os contos dos Quileutes são passados no começo do mundo, quando animais eram como seres humanos.
Eles podiam falar, remar canoas, e viver em grandes casas.








Os indíos Quileute da série Crepúsculo foram inspirados em uma tribo existente no oeste de Washington. Na série, alguns destes são Jacob Black, seu pai Billey, Paul, Jared, Quil, Embry, Harry Clewater, Leath e Seth Clewarter, entre outros.(Montagem mostrando os lobisomens Quileute de Crepúsculo)A tribo Quileute atualmente conta com uma população aproximada de 750 pessoas. Os descendentes Quileutes vivem na Reserva Indígena Quileute após a assinatura do Tratado do Rio Quinault de 1855, que mais tarde foi reautorizado como Tratado de Olímpia, em 1856. Situa-se numa parte a sudoeste do Condado de Clallam, em Washington, na foz do rio Quillayute, na costa do oceano Pacífico.Dentro da reserva, a população principal se concentra na pequena comunidade de La Push.um total de 371 membros da população reside na reserva, que tem uma área de 4.061 quilômetros quadrados. Os quileute tem seu próprio governo no interior dos Estados Unidos que é um município constituído por um conselho tribal.Por ser um povo originalmente espirituoso, eles acreditam que ao atingir a puberdade, os meninos da tribo poderiam sair em busca de seus poderes supernaturais

83 comentários:

  1. Obrigada pela informação sobre essa lenda... Estava querendo saber se era verdadeira ou apenas fantasia a existência de indígenas quileutes.

    ResponderExcluir
  2. Então os quileutes realmente existem. Mas, como eu já imaginava,não são "lobos" que lutam cntra os "COLD ONE"!!!
    Bom... sibem que sria legal s a história de "Crepúsculo" fosse verdade!

    ResponderExcluir
  3. daniela aaaaa
    isso q eu qria saber
    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Karine...
    Obrigada por tirar a minha duvida sobre essa lenda.
    Bem que o filme Crepúsculo podia ser verdade...

    ResponderExcluir
  5. Bom saber q exister msm os quileutes,mas serar q poderia dizer mas desta lenda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e bom saber se essa historia e verdadeira

      Excluir
  6. depois dessa imformação o filme que era otimo ficou melhor ainda... Amei essa lenda

    ResponderExcluir
  7. OI, é a primeira vez que eu visito o seu blog , mas eu axei esse seu post bastante interessante vou até usa-lo para uma pequena e boba pesquisa de curiosidade minha.
    Muito legal seu blog tbm.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado pelo exclarecimento me tirou muitas duvidas sobre esse assunto.Você foi clara e expecifica no que disse parabens.

    ResponderExcluir
  9. O FILME CREPÚSCULO É OTIMO E OS LIVROS MUITO
    LEGAIS DEPOIS Q EU LI O LIVRO PASSEI A FICAR
    NOITES ACORDARDA PRA MIM TERMINAR DE LER O
    LIVRO MAIS OLIVRO Q EU MAIS GOSTEI FOI O LUA
    NOVA Q DIZIA ASSIM "SERÁ COMO SE EU NUNCA
    TIVESSE EXISTIDO,ELE ME PROMETERA.
    SENTI O CHÃO DE MADEIRA
    LISO SOB MEUS JOELHOS...
    AS ONDAS DE DOR QUE
    HAVIAM ME ASSALTADO
    POUCO TEMPO ANTES SE ERGUIAM AGORA COM
    FORÇA E INDARAM MINHA_CABEÇA,PUXANDO-ME
    PARA BAIXO. NÃO VOLTEI A SUPERFÍCIE.
    QUEM Ñ LEU ENTÃO LEIA POR QUE APOSTO QUE VCS VÃO GOSTAR.......
    BJUS PARA TODOS QUE É FÃ DO CREPÚCULO

    ResponderExcluir
  10. adorei o filme crepusculo
    I love twilight
    5.00 kiss for you!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi pessoal eu voltei queria pedi pra vcs q entra-se no penisula olimpyc de forks la tem varias coisa q fala do crepusculo entre por favor bjokasssssssssssssssssssssssssssssssss
    e ñ esqueça de assistir lua nova
    Byeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  12. amei o filme e todos os livro...
    e muito obrigado por me tirado uma dúvida...
    b-jus...

    ResponderExcluir
  13. é agora eu sei ki ñ é lenda,os quileutes existem mesmo,quem sabe tbm não são lobos,seria demais

    ResponderExcluir
  14. eu quero muito ir para la push eh muito massa tenho certeza que existem lobisomens

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pelas informações elas sõa bem claras .
    Mais lembrando que no filme eles tambem falaram que era lenda e depois quendo se deram conta era tudo vida real.

    ResponderExcluir
  16. Adorei a esplicaçao !
    pena morar longe ia adorar
    aprender mais sobre a tribo !

    ResponderExcluir
  17. Eu amo edward cullen(robert Patisson)...

    ResponderExcluir
  18. gostei muito desse filme
    pois tudo indica que essa
    lenda seja real
    para entrigar mais ainda
    a história .
    todos que assistiram esse
    filme tenho certeza que gostou
    quem não gostou concerteza é um
    hípocrita ...
    é uma história muito linda de um leão que se
    apaixona pela ovelha .....
    esse filme fez e esta fazendo muito sucesso
    quem não sentava em frente a tv ou nem ia au
    cinema assistir a um filme (pararam) .
    essa história entrigou a todos ....
    assi: tamires♥

    ResponderExcluir
  19. sera que naum existe algum garoto que gosta de crepusculo......................
    sera que sou o unico garoto romantico

    ResponderExcluir
  20. ai pra quem gosta dia 10\11\2009 vai ter crepusculo new moon nos cinemas bjao pras fãs e sbracos pros fãs flw

    ResponderExcluir
  21. QUE LEGAL! SEMPRE TIVE CURIOSIDADE DE SABER A LENDA VERDADEIRA DOS QUILEUTES, MUITO OBRIGADA

    ResponderExcluir
  22. oi sou andreia mas podem me xamar de Deiiah:visitei esse site prq tive curiosidad em saber sobre a lendas dos quileutes,q e mostrada no filme crepusculo,mtu legal a historia,adoreii.

    ResponderExcluir
  23. essa historia é marcante misteriosa e linda acima de tudo isso acabou fazendo parte da minha vida é um bom exemplo

    ResponderExcluir
  24. NÃO TENHO PALAVRAS PARA DIZER A EMOÇÃO QUE ESSE FILME ME DEU,TENHO UM TIPO DIFERENTE DE VER A VIDA,ACREDITO MUITO NESSA FORMA DIFERENTE DE AMOR,TENHO MEU AMOR,MAS,NÃO É EXATAMENTE ASSIM,E NEM PORDERIA NÃO TEMOS SUPER-PODERES.MAIS A HISTORIA DESSE FILME É FANTÁSTICA,BEM QUE PODERIA SER REAL OU SERÁ...

    ResponderExcluir
  25. valeu agora eu sei que as lendas quileutis são reais mas sera que eles viram lobos mesmo eu acho que sim alguns de 5 dois viram lobos eu acho

    ResponderExcluir
  26. Se eu fosse o autor do livro crepúsculo e das outras sagas,eu preferia deixar Bella com Jacob do que ficar com edward.Porque Edward e um vampiro e vampiros são do mal.Mas como a autora quiz assim,posso fazer nada.
    By:R@finha

    ResponderExcluir
  27. Gente Edward é perfeito para Bella , terminei o ultimo livro da serie ontem ... Siiim Edward é mtuu perfeito para ela ...
    No Caso de Jacob ele teve o imprint com a Reneesme filha de Edward e Bella

    ResponderExcluir
  28. realmente o Edward é perfeito pra bella, romantico, gentil, amavel, ai...ai...
    adooooreeeiii saber sobre as lendas quileutes eu adoooorooooo o filme e o livro jah li todos...falta soh os dois que a altora ainda n terminou, Sol da meia noite e Estrela cadente, gente crepúsculo é d+, atençao...eu estou escrevendo um livro em homenagem de crepúsculo...claro ninguem vai poder ficar no lugar da saga porque sao os melhores livros que eu ja li...E ja vi o filme Lua Nova é d+ adorei...E o leão se apaixonou pela ovelha...que ovelha idiota...que leão masoquista e doente!!!!!!!
    soh pra vc's se lembrarem um pouco do trexo de crepúsculo...outro trecho é: vc n come nem bebe nada, vc n sai ao sol...quantos anos tem?
    17.
    ha quanto tempo tem 17 anos?
    ha algum tempo.
    eu sei o q vc é...
    diga...em voz alta...diga!!!!
    Vampiro...
    e está com medo?
    não!
    então me responda a pergunta mais obvia...oq nós comemos?
    vc não vai me machucar......
    onde vamos???
    para o topo da montanha onde não ha nuvens!!!... vc precisa me ver como sou na luz do sol!!!!!
    adoro os livros da saga e os filmes tambe...e eu fui na estreia estava muito lotado!!!!!!
    a fila enorme mesmo...mas tambem...quem não vai querer ver esse filme que é o mais esperado do ano!!!!!

    bjssss gente: Mariana Vieira Marques.

    ResponderExcluir
  29. adoro lua nova e crepusculo
    e eh mto bom saber q lendas quileutes existem

    ResponderExcluir
  30. Iasmin:Amoo crepusculo e ameii saber que as lendas dos quileutes e verdade li todos os livros e o que mais gostei foi lua lova e amanhecer ee maraaa espero que vocês gostem euu adorei gamei em amanhecer

    ResponderExcluir
  31. muito obrigada por me informa sobre lendas quileutes meu nome é jennifer beijoss fui

    ResponderExcluir
  32. quero muito ir pra washongton lá em la push , pra ver se tem algum lobo igual o jacob .. mais obrigada pelo informação '-'

    ResponderExcluir
  33. Oi pessoal, então a lenda é massa né !?! mais o legal msm é conferir td de perto... isso msm eu fui la conferir e ameiiiiiii.... é quse td como no filme, as floresta td !
    da ate pra sentir o misterio a nossa volta !
    e falo mais, acho q vampiros e lobos existem de verdade.
    afff.... qm ñ foi acho q vale a apena guardar uma graninha e ir...

    Nossa eu amo as historia de crepusculo, pq eu sempre amei essas coisas de vampiros, lobos, etc, e crepusculo foge das historias de vampiros que estamos acostumados a ver, pois afinal, vampiros ja foram como nós entao eles tem sentimentos ñ saem matando tudo e todos.

    sem contar que o atores tm são tuuuudoooo de bom né !

    beijos

    ResponderExcluir
  34. Nossa agr q eu tirei minha duvida eu sei q isso não é lenda e real eu prestei mt atenção nesse texto mais o filme do crepúsculo poderia ser real ia ser mt bom,mt legal eu ia adorar e do os parabéèns pra vse júh e pra autora de crepúsculo stephenie meyer vou colocar a frase q eu adorei de Eclpse "Alguns dizem que o mundo acabará em fogo,outros dizem em gelo.Pelo oq provei do desejo fico com quem prefere o fogo.Mas,se tivesse de perecer duas vezes,acho que conheço o bastante do ódio para saber que a ruína pelo gelo também seria ótima e bastaria. Robert Frost"

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. e interessante esse assunto da ate mais emoçao para ler os livro da stephenie meyer principalmete quando se conhece sobre tal muito muito show adorei muito mesmo
    ass tuigui

    ResponderExcluir
  37. caramba pensei q essa tribo n existia muito legal!!!

    ResponderExcluir
  38. Matou minha cuiosidade, pois pensei que essa lendas não existicem adorei ..

    ResponderExcluir
  39. Depois de tanto procurar, achei realmente a Lenda Quileute aqui \õõ/
    adorei saber sobre essa lenda.

    bjus =*

    ResponderExcluir
  40. lemdas e dificio saber como nasceran mais essa lemda e diferente se detudo que preciso seber a gora se alquem min perguntar vou saber responder

    ResponderExcluir
  41. é totalmente perfeito...
    amuuu demais !!!
    sao lindos
    o filme é maravilhoso ,
    eu gosto muito muito muito!
    e essa lenda muito legal mesmo
    bom saber que tem uns lobinhos nos caçando 'rsrsrsrsrsrsrsrs1
    muito massa
    amuu de paixao
    perfeitos e gatos [
    adoroooooooooo xD

    ResponderExcluir
  42. quando vi no seriado crepúsculo a decendecia dos lobos fiquei muito afin de saber mais sobre a história quileute quendera eu fosse um decendete quileute me orgulharia muito de decender desse nativos guerreiros...gosto muito da hitória e das lendas...sou 100% quileute de espirito

    ResponderExcluir
  43. muito obrigando pela imformação sobre lendas quilentes, estava querendo saber !!!

    ResponderExcluir
  44. nossa realmente é uma lenda empressionante e o melhor a praia la push existe que visitar

    ResponderExcluir
  45. achei muito lagal toda essa historia mas sera que os adolecentes da tribo podem encontrar mesmo os seus poderes sobrenaturais?xD

    ResponderExcluir
  46. Robert é um homem perfeito,
    ele é engraçado,sincero e
    muito,muito GATO!!!
    Eu amo ele!!!
    Bjú

    ResponderExcluir
  47. Obrigada por essa infomção eu estava querendo mesmo saber se era verdade. Pois eu sou uma das fãs mais doentes da saga crepúsculo de Stephenie Meyer e sei tudo sobre Crepúsculo, Lua nova, Eclipse, Amanhecer e Sol da meia-noite que é o livro q ela está escrevendo só faltava essa informação.
    De: Sua nova amiga:Kristen

    ResponderExcluir
  48. Nossa!!!Muito interessante!!!Eu achava que as histórias sobre o povo Quileute era apenas fantasias,feitas justamente para o filme.Adorei saber mais sobre esse assunto!!!

    ResponderExcluir
  49. Nossa achei muito interessante
    a lenda sobre os Quileute.
    Apesar de sempre ter a duvida se
    realmente era real ou apenas uma lenda
    amei conhecer mais sobre esse assunto !
    Sou muito fã da saga Crepusculo por isso
    resolvi entender mais sobre a historia !

    Beijoos a todos!!!

    ResponderExcluir
  50. Que legal que existe mesmo os Quileutes,mas a única coisa que eu precisava mesmo,era de um lobo igual ao Jake,pra me proteger.
    (6)

    ResponderExcluir
  51. Adoreei a noticia pois neeim sabia

    agora quero sabe como vou dormi sem para de pensar nos lobinhos uivantes

    ResponderExcluir
  52. bom... é d+ essa lenda adorei a parte que diz::
    ao atingir a puberdade, os meninos da tribo podem ir em busca de seu poder supernatural!
    e de saber que na lenda eles podem virar lobos de quase 2 metros de altura ou mais!
    legal

    ResponderExcluir
  53. Obrigado pela informação, queria mesmo saber a verdadeira história.

    ResponderExcluir
  54. Caramba eu sou uma grande fã da Saga Crepusculo tenho todos os livros e tudo + , agora depois disso , agora que eu sei que exisen mesmo a Tribo Quileute ficou muito mais emocionante , será que Crepusculo é verdadeiro ?? Rsrsrsrs . Amei o Blog , é a primeira vez que visitei ele e amey ja esta nas minhas paginas preferidas " I love Twillight ! "

    ResponderExcluir
  55. diiimais béem q poderia ser verdade,
    é super entereçante!
    to facinada com a historia do filme crepusculo.
    kalliandra

    ResponderExcluir
  56. não sou mega viciada na saga, eu gosto e realmente acho interessante, mas o que eu mais amo na saga é o Jacob Black ele é o personagem de ficção mais perfeito que possa existir no muundo inteeiro (haha) Mas já que os Quileutes saõ reeais vo correndo pra La Push procurar o meu Jacob *o* ele nem precisa se transforma em lobo, basta ter o tanquinho e a personalidade foorte *--*

    ResponderExcluir
  57. eu amo muitao o filme crépusculo e foi muito bom
    saber que existe realmente a ilha la push;;;;;e todas
    aquelas crenssas que se mostra no filme!!!!
    a escritora stephine meyer alem de boa escritora
    é bem informada em!!!!!!!!rsrsrsrsr
    bom obrigadinho pela a informaçao;;;;;

    ResponderExcluir
  58. Estou imprecionada com a real existencia dos Quileutes. Sou facinada com lendas e histórias sobrenaturais, como lobos, vampiros, fadas, sereias... Sei que pode parecer meio infantil, porem é uma otima forma de sair desse mundo, de dar um "tempo" nos problemas.
    Bom, adorei sua explicação, parabéns! Foi o melhor site, an minha opiniao, que explicou com clareza assa maravilhosa tribo com suas lendas e costumes.
    Bjos

    ResponderExcluir
  59. Não precisa ir a la push as vezes o que procura ta dos eu lado , quanto mais proximo mais dificil fik de se ver , temos mania de não enxerga o que esta em nossa frente . sou kauan descendente dos quileutes minha familia veio para o barsil em busca de fuga no passado e terminamos ficando aqui de vez estava em manaus e agora estou no df hj emd ia somos totalmente civilizados .

    ResponderExcluir
  60. um eu queria algo mais verdadeiro do que uma sinples lenda quileute

    ResponderExcluir
  61. eu amo o filme crepusculo lua nova e eclipese
    e sei que mesmo que seja lenda eu gosto mais sei que nesses filmes a uma coisa bem verdadeira
    taylor lautner o mais gostoso do filme que fais o papel de jakob muitos baijos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Y LOVE YOU TAYLOR

    ResponderExcluir
  62. ROBERT EU PAULA E MINHA PRIMA PRI SOMOS SUAS FÃS DE CARTEIRINHA VOCÊ É UM GATÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO NOSSO AMORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR Y LOVE BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  63. eu sabia q existia...foi muito bom saber q essa tribo existe!só pra a curiosidade de uma fã da saga..e é claro de jacob(taylor)

    ResponderExcluir
  64. amo crepusculo queria q jecob ficasse com belaa!1

    ResponderExcluir
  65. obrigada queria muito saber se era verdade msm..
    isso era muito inportante pra mim..

    ResponderExcluir
  66. muito legal eu queria saber como era isso....
    aprovei.

    ResponderExcluir
  67. muito bom precissava desse resumo

    ResponderExcluir
  68. olha eu sou muito fã de todos os filmes de crepusculo e ja vi umas dez vezes todos eles lua nova eclipse crepusculo e agora vou ver amanhecer no cinema a e tambem sou um quileute sou desendente do meu tatara avô

    ResponderExcluir
  69. nao sei se e verdade mas se for quero ser um deles mesmo

    ResponderExcluir
  70. Bom eu não sei se existi mais eu acredito mesmo o pessoal me falando que é só uma lenda mais eu acredito em vampiros e se eu conhecece um meu sonho também ia ser o mesmo da Bella Swan se tornar uma deles ou seja uma vampira.

    ResponderExcluir
  71. muito show;adorei esse site,explica de uma forma bem clara essa historia. parabens para seu criador...

    ResponderExcluir
  72. adorei saber que os quileutes existem,sou muito fã da saga crepúsculo e foi ótimo saber de onde a autora buscou inspiração,gostei,gostei mesmo,amo a saga crepúsculo e quanto mais busco novas coisas,mais eu amo essa saga <3

    ResponderExcluir
  73. OLA SOU UMA PESQUISADORA E MORO EM MANAUS ESTOU PESQUISANDOS TRIBOS INDIGENAS DE OUTROS PAISES E QUERIA SABER MAIS SOBRE OS QUILEUTES E SUAS LENDAS JA QUE O ASSUNTO GERAL DOS JOVENS E SE OS QUILEUTES SAO DE VEDADE OU SAO SO FICÇAO ESPERO MAS NOTICIAS DESSE SITES E DE OUTROS
    OBRIGADA
    ANA MONTEIRO

    ResponderExcluir